Os paineis solares térmicos têm como principal finalidade o aquecimento de águas sanitárias, sendo o seu uso obrigatório em novos edifícios. Podem também servir de apoio a sistemas de aquecimento central, aquecimento de piscinas e aquecimento de água a médias e elevadas temperaturas para processos industriais.

O sistema de Termossifão é o sistema mais simples de obter água quente a partir da energia solar. Consiste num colector plano ao qual é acoplado um depósito de capacidade variável. Estes sistemas são os mais utilizados em obras de pequena dimensão.

Como funciona ?

O sol, ao incidir sobre o colector solar transmite o calor à água através do fluido térmico. Ao aquecer, a água vai diminuindo a sua densidade, o que a torna mais leve. Desta forma, a agua que se encontra na coluna de alimentação entre o reservatório e o colector, mais pesada, empurra a água quente para o interior do colector.

Os sistemas solares fotovoltaicos são utilizados para converter a energia da luz do sol em energia eléctrica. Com a instalação destes sistemas na sua habitação pode produzir e vender electricidade à rede eléctrica, conforme está previsto no decreto de lei nº118/2010.

Quer ser produtor de energia? Contacte-nos, iremos esclarecer todas as suas dúvidas.

Exemplo de uma infra-estrutura de microgeração:

Os sistemas geotérmicos consistem na captação de energia proveniente do solo, transformando-a em calor que pode ser utilizado para climatizar espaços, aquecimento de águas domésticas, piscinas ou fornecer alimentação a um sistema de piso radiante.

A energia poderá ser captada de duas formas:

- Horizontalmente



- Verticalmente



A biomassa é uma fonte de energia renovável e pode ser utilizada em habitações. Tanto sob a sua forma mais tradicional (lenha e pinhas) como sob uma forma mais processada (pellets), a biomassa, proveniente de resíduos florestais, é uma das fontes locais de energia renovável ao nosso dispor para produzirmos calor.


Soluções a Lenha

Os recuperadores a água alimentados a lenha são a solução ideal para o conforto da sua casa, permitem a utilização de energia renovável e são amigos do ambiente. Se já possui outros equipamentos de aquecimento, como painel solar térmico por exemplo, o recuperador a lenha poderá complementa-lo nos dias em que estiver menos sol.

Soluções a Pellets

As salamandras de aquecimento central a água são a solução ideal para o conforto da sua casa. A salamandra de aquecimento central a água faz circular o calor pelas unidades de radiador – para o total conforto da sua casa. As salamandras de aquecimento central podem funcionar de forma autónoma ou interligados com os restantes sistemas de aquecimento da sua casa. São perfeitamente complementares e tornam-se a solução mais económica para quem já instalou ou pretende instalar, paíneis solares térmicos – neste caso, a complementaridade é perfeita. Os paíneis solares funcionam bem de dia e no Verão, para o aquecimento das águas sanitárias. A salamandra de aquecimento central a água funciona normalmente de Inverno e de noite para aquecer toda a sua casa e serve de auxílio aos paíneis solares no aquecimento das águas sanitárias quando o sol não está disponível.



Consulte as campanhas em vigor:
Campanha Biomassa Outono Inverno 2012/2013